eu | me

Eu sou a Alexandra!

Por gostar tanto de livros infantis e de crianças, no momento de fazer a investigação para a minha dissertação de mestrado, não tive a menor dúvida: a investigação iria ser precisamente sobre o livro infantil!
Como sou licenciada em design gráfico e a imagem é a minha principal ferramenta de trabalho, decidi que iria juntar estes três fatores: crianças+livro infantil+imagem. 
Assim, embarquei na descoberta do livro infantil sem texto. Livros mágicos onde as imagens são as personagens principais e as crianças as melhores narradoras de histórias! 
Desenvolvi três oficinas distintas e contei com a colaboração de pequenos seres muito interessados e entusiasmados. Estes meus pequenos ajudantes, foram exploradores de livros, de narrativas e de histórias inventadas e criadas todos os dias! 
A descoberta da novidade ao virar a página, a possibilidade de criar uma nova história, totalmente diferente da anterior, com o mesmo livro, foram momentos registados, observados e estudados. Destas oficinas, saíram conclusões, certezas, dúvidas e outras questões para futuras investigações.
Foi uma descoberta interior que me fascinou e que me deixou viciada em querer saber mais. 
Terminada a investigação e entregue a dissertação, ficou um sabor adocidado, uma vontade de continuar e de me embrenhar cada vez mais neste mundo do livro infantil.
Agora, ajudo pais, tios, avós e amigos de crianças que me pedem opinião sobre os livros que devem oferecer aos mais pequenos. Dou palestras sobre o livro infantil, estou a criar um workshop para quem quiser saber mais sobre estes livros tão especiais e continuo a pesquisar e querer saber cada vez mais sobre este tema fascinante.
Entretanto, continuo a deliciar-me com as crianças que me rodeiam, a escrever histórias infantis (ando a preparar três!) e a fazer rabiscos e brincadeiras para as ilustrar! 
Sou feliz! Acredito que as crianças são mesmo o melhor do mundo e que todos nós temos muito a aprender com elas!

Todas estas teorias sobre o livro infantil e sobre a relação das crianças com este objecto mágico começaram a precisar de um local onde eu as pudesse partilhar… foi assim que nasceu o Planeta Zorp!
Zorp é um planeta muito especial e que faz parte de mim há muitos anos! Agora passa a ser um planeta de partilhas, um local para dúvidas, questões e algumas teorias interessantes. 
Estão todos convidados a viajar até ao Planeta Zorp… sintam-se em casa, divulguem, questionem e opinem!

Beijinhos grandes, Xana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!