ainda Saramago...


Falei-te aqui sobre o livro "José Saramago Homem-Rio".

Embora não seja um livro infantil, disse-te que iria ser a base para um trabalho maravilhoso que estava a desenvolver... e assim foi!

A equipa da Biblioteca Municipal de Odemira José Saramago em conjunto com a Imprensa Nacional Casa da Moeda propuseram-me desenvolver umas Oficinas de Escrita Criativa para crianças entre os os 8 e os 14 anos de idade.

No âmbito das comemorações de "Abril Leituras Mil" da Biblioteca Municipal de Odemira, essas oficinas decorreram com turmas do 3º e do 4º ano de escolaridade. Foi muito, muito gratificante!


                                         


Inicialmente, as crianças estavam reticentes... a imensidão de uma folha em branco, assustava-os... mas, pouco a pouco, foram-se soltando!

Primeiro, começaram por descontrair o corpo... os braço e as mãos!
Depois descontraíram as ideias e, lentamente, deixaram fluir a imaginação e a criatividade!
Por fim, entre truques e dicas, entre a leitura de palavras do próprio Saramago,  a leitura de palavras nossas e a leitura de palavras da autora, criaram eles as suas próprias palavras e os seus próprios textos.

A oficina durou mais do que se pretendia inicialmente, pois o entusiasmo foi grande!

As inicialmente, assustadoras folhas em branco, passaram a ser obras únicas, onde a escrita e o desenho se aliaram para ilustrar e homenagear José Saramago, o nosso Nobel da Literatura.

Depois desta experiência fantástica, entre crianças perspicazes e interessadas e as palavras de Saramago e de Inês Fonseca Santos (a autora do livro) estou definitivamente rendida à obra  que Saramago-homem escreveu, após tudo o que viveu e leu enquanto Saramago-menino.






1 comentário:

  1. Fico realmente feliz por ter sido a Alexandra a "pegar" neste Saramago e a apresentá-lo às crianças...será uma atividade a repetir seguramente!

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!