à espera de um irmãozinho

Hoje trago-vos um livro que não é nosso, mas que mora por cá durante uns tempos!
Trouxe-mo-lo na nossa última visita á Biblioteca Municipal e foi-nos aconselhado pela nossa amiga J. que é a responsável pela secção Infanto-Juvenil da mesma.

Este livro, é daqueles livros infantis que poderiam ser considerados livros "técnicos". Aborda um tema específico e ajuda-nos, a nós adultos, a explicar de forma simples, como é a chegada de um irmãozinho!



"À espera de um irmãozinho"  de Marianne Vilcoq, mostra-nos as reacções de Maria, uma menina que vai passar a ser a "mana mais velha" de um bebé que vem a caminho.

O texto é muito, muito simples e as ilustrações fluidas e quase naifs, não deixam dúvidas quanto à mensagem que pretendem transmitir.




Ao longo da narrativa, percebemos o passar dos meses e a evolução da gravidez (e do tamanho da barriga) da mãe.
O livro recorre a pequenas dobras para nos mostrar, por um lado, o que se passa aos olhos da pequena Maria e, por outro, o que se passa no interior da barriga da mãe. 



Acompanhamos simultaneamente o evoluir das atitudes e reacções de Maria, assim como o crescimento e evolução do bebé que cresce na barriga da mãe. 



Enquanto Maria se adapta à nova realidade de passar a ser "mana mais velha", percebemos igualmente que as reações que Maria tem se reflectem no pequeno irmãozinho que cresce na barriga da mãe.



A contracapa revela-nos o carinhoso e ternurento final da história!

Por cá, ajudou o (ainda) mais novo habitante deste Planeta a perceber esta evolução e as mudanças que ao longo destes meses se vão desenrolando!

Neste Planeta, há sempre lugar para mais livros... e para mais leitores curiosos!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!