Saramago para a família

aqui te falei de como comecei a ler Saramago.
"A maior Flor do Mundo" foi o único livro para crianças que Saramago escreveu e, para mim, foi o click que precisava para ler a sua obra.

Há uns tempos surgiu-me um livro que não é DE Saramago, mas sim SOBRE Saramago.

Quanto a mim, é um livro que pode [e deve!] ser lido por pessoas de várias idades. Resulta de um trabalho fabuloso da parceria entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda e a editora Pato Lógico. Esta parceria apelidado de "Grandes Vidas Portuguesas" dá-nos a conhecer a vida de grandes portugueses que muito fizeram por Portugal, em diferentes áreas.

O livro de que vos venho hoje falar é escrito por Inês Fonseca Santos e ilustrado por João Maio Pinto e prende-nos logo desde o início. Li "José Saramago Homem-Rio" num ápice!




Está muito [mesmo muito] bem escrito e as ilustrações, aparentemente confusas e misturadas, são realmente muito bem concebidas e apelativas.


 



Depois de o ler e de tanto o ter gabado, o pai cá de casa decidiu lê-lo também... mas fê-lo de uma forma bem diferente da minha!

Eu li-o sozinha.
Li-o só para mim.
Li-o e deliciei-me!

Ele leu-o alto.
Leu-o para o rapazola e para mim.
Leu-o e mostrou-lhe as ilustrações.
Leu-o e todos nos deliciamos!

O pai lia e o filho ouvia. E ouvia mesmo. Perguntava, intervia, pedia para rever as ilustrações e interpretava-as.

Este "José Saramago Homem-Rio" não é considerado um livro para crianças, mas cá por casa foi uma leitura em família que se revelou fabulosa!




Não vou desvendar muito sobre ele.

É um livro que nos fala de Saramago e do porquê de ele se chamar assim (afinal, foi um caso raro em que os filhos dão os nomes aos pais).
Fala-nos do Saramago-menino, do Saramago-homem, da sua estreita relação com o rio Almonda, fala-nos dos fortes braços de Saramago que tantas arvores abraçaram, fala-nos dos seus avós e da sua casa, fala-nos de mapas e de Marte, fala-nos do homem sábio que Saramago conhecia, mas que não sabia ler nem escrever, fala-nos de folhas, de livros, de bibliotecas e de nomes de escritores de todo o mundo e fala-nos de rios e das suas margens.

Este livro vai ser a base para um trabalho que vou desenvolver em breve e do qual irei falar por aqui mais tarde e posso garantir, que estou radiante por ter chegado até mim... é um prazer enorme ler algo tão bonito!

Experimenta e delicia-te!
Procura numa Biblioteca, numa livraria ou on-line aqui ou aqui!
Lê-o e fica a conhecer um pouco melhor a vida do nosso fabuloso Nobel da Literatura.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!