4º aniversário, contas e um belo livro de Matemática "cá em casa somos... "

Este Planeta nasceu na blogosfera há 4 anos, mas existe em mim há muitos mais anos!
Hoje é dia de aniversário e por isso, de reflexões!

Este ano, vamos ter algumas novidades por aqui... mais livros, mais opiniões de quem por aqui passa, livros e opiniões de além mar e outras novidades!

Mas, para comemorar o dia de hoje, que nos brindou com sol e muita felicidade, trago-te um livro que nos fala de contas familiares... Sim, contas de todos os que habitam as nossas casas e de pequenas contas, que fazem de cada família e cada casa, um caso único de Amor verdadeiro!




O "Cá em casa somos" chegamos pela mão do Planeta Tangerina. Resulta do trabalho conjunto da dupla Isabel Milhós Martins e Madalena Matoso, ambas já com imensos sucesso em mãos!

Um livro muito gráfico, com ilustrações apelativas e simples que, para além da história que contam, podem ainda contar outras histórias! Imagens que também fazem contas e que nos contam mais dos que as palavras.



Naquela casa há "uma quantidade considerável de elementos do corpo". Mas entre contas de cabeças, mãos, cabelos, dentes e outros elementos do corpo humano, há histórias, hábitos e ritmos de uma família que mora junta!




Naquela casa e naquela família há uma Matemática diária, uma Matemática que conta histórias e que conta com todos para fazer contas!
Uma Matemática que vai muito mais alem da contagem dos ossos, sinais, maminhas ou unhas... uma Matemática que conta os dias, os sentimentos e a história desta família!


O livro é bom [mesmo bom!] e não sou só eu que o digo, pois é recomendado pela Gulbenkian/Casa da Leitura e pelo Plano Nacional de Leitura

E como cada casa e cada família faz contas diferentes, desafio-te a criares o teu próprio "Cá em casa somos"... aproveitem a hora da refeição e façam contas à vossa família, à vossa casa e ao que mais vos apetecer!

agora, em modo de desafio, desafio-te a partilhar as Matemáticas da tua casa e da tua família aqui nos comentários... estou a preparar uma surpresa para a família com as contas mais mirabolantes...!!!

Boas leituras e boas contas!!!

1 comentário:

  1. Parabéns Planeta Zorp!

    Cá em casa somos 3 cabeças.
    1 delas, sempre, a pensar por 3... 😉

    Beijitos,
    bom ano 2o17!

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!