riscos e rabiscos...

Quando dei aulas de desenho a miúdos de diversas idades, uma das coisas que os ouvia dizer, constantemente, era "mas eu não sei desenhar!". Esta frase, também é típica dos adultos "ah, mas eu não sei desenhar... nem gosto!"






Desenhar é como ler... treina-se!

Tu e eu - e todos os que sabem ler - somos leitores activos e usufruímos desta nossa capacidade todos os dias. Contudo, muitas vezes dizemos que não lemos... não temos tempo. Mas na realidade, ainda que em pouca quantidade,todos os dias lês pequenas coisas e nem dás por isso: lês rótulos, painéis informativos, as gordas dos jornais e revistas e por aí fora. Todos os dias, com maior ou menos intensidade, exercitas a tua capacidade de leitura.
Podes fazer o mesmo com o desenho e o melhor, é treinar os pequenos desde cedo!


Todos os míudos gostam de desenhar, certo?

Com lápis de cor, tintas, guaches ou na areia, crianças de todos os países, épocas e classes sociais desenham  as suas casas, famílias e plantas, e, depois, mostram o resultado, orgulhosos, mesmo que sejam apenas alguns rabiscos.


Desenhar é uma característica importante do ser humano e isso vem da época em que o Homem vivia nas cavernas e começou a desenhar nas paredes os animais e as atividades que faziam parte de sua vida. 


Indo ou não à escola, é natural que as crianças desenhem, porque o desenho já existia antes da criação da escola!

Mesmo que o desenho pareça um rabisco, para a criança, é uma narrativa, uma forma de contar uma história! Além disso, o movimento que as mãos e braços fazem ao desenhar são muito importantes para treinar o corpo e o cérebro para a próxima etapa: escrever!!

A escrita nada mais é do que desenhar letras e juntá-las em palavras para criar significados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!