ah pois é...!!

Um destes dias deparei-me com um texto muito bom...

"Um grupo de investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia concluíram que existe um método capaz de estimular a capacidade intelectual das crianças desde tenra idade.  Trata-se de uma plataforma realmente amigável e intuitiva, de baixo custo e fácil acesso para a grande maioria das pessoas.
A pesquisa demonstrou que crianças ou bebés que utilizam esta plataforma, desenvolvem não só a parte intelectual, cognitiva, mas também a capacidade criativa, além de criarem vínculos afetivos mais sólidos.
Em geral, os pais demonstram-se preocupados em encontrar estratégias para desenvolver o potencial dos filhos. Vale tudo: desde passar música clássica enquanto o bebé ainda está na barriga da mãe, até a aquisição de mobiles que se propõem a desenvolver aptidões matemáticas nas crianças.
Os especialistas suecos destacam este método como primordial para alavancar o potencial dos nossos filhos desde criança até à idade adulta.
Mas, nem tudo é perfeito. Este método exige, no mínimo, a aquisição da plataforma e um adulto com tempo e vontade de utilizá-la com a criança. A partir de uma certa idade, a própria criança será capaz de manusear a plataforma, mas mesmo nessa fase, a presença de um adulto, participativo, potencializa os benefícios da metodologia.
A partir dos 6/7 anos, a maioria das crianças deve conseguir utilizar o método de forma autónoma.
Trata-se de Lições Interativas de Visualização e Relacionamento de Ordem afetiva. Mas em que consta este método inigualável de estimulação intelectual e emocional da criança?
Ora vejamos as primeiras letras do método: LIVRO!"
As brincadeiras com os nossos filhos começam no berço, quando eles ainda só têm dias de vida! O contacto com a música, a leitura e outras formas de arte, também podem ser  incentivados desde muito cedo e ser meio e forma de brincadeira.

Todas as formas de brincadeira são complementares e possibilitam a aprendizagem e o crescimento dos nossos miúdos. O brincar criativo e as brincadeiras ao ar livre podem e devem ser muito estimuladas..., mas claro, nenhuma brincadeira funciona a 100% sem a ela se adicionar o amor incondicional dos pais!
Mas voltemos ao livro...
- o livro estimula a criatividade do leitor ou da criança-ouvinte, pois possibilita a (re)criação da história na sua cabeça sempre que a ouve mais uma vez! (haverá sempre lobos ou bruxas, mas cada qual cria os seus próprios personagens e adapta-os à sua realidade!)

- a proximidade física entre o contador da história e o ouvinte cria um momento de vínculo afetivo com contacto corporal
- o momento de leitura pode ser a forma de implementar determinadas rotinas, como dormir ou jantar, pode sinaliza mudanças de ritmo (da brincadeira mais agitada, para um momento mais calmo)

- mas o momento de leitura também deve ser livre e espontâneo e nunca menosprezado!
- quando contamos histórias, unimos a fala e a escrita e esta pode ser uma forma  de desenvolver nos miúdos o fantástico hábito da leitura

Quando se fala em "hábitos de leitura", tens que perceber que, por não ser um hábito natural, precisa ser desenvolvido de forma gradual e prazerosa, para que assim se mantenha por muito, muito tempo...!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!