trava-línguas

Trava-línguas é um conjunto de palavras que forma uma frase de complexa articulação devido à existência de sons que exigem movimentos repetitivos e pouco comuns à língua.

Assim como as pequenas lenta-lengas, são excelentes exercícios para fazer com crianças de qualquer idade! São ritmados, sonoros, repetitivos e claro, provocam sempre risos e brincadeiras paralelas! São livros que proporcionam bons momentos e que ajudam as crianças a gostar de livros e de leitura, pois com este género, percebem que a leitura pode (e deve!) ser divertida!

Na língua portuguesa há inúmeros trava-línguas e, após uma pequena pesquisa, descobri alguns que quase todos nós conhecemos, mas numa versão mais completa (pelo menos eu desconfia a totalidade de alguns dos que encontrei!)
Deixo-te aqui alguns exemplos:
"O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem."
"Num prato de trigo tragam três tigres. Três tigres tragam trigo num prato dum trago. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato. Tragam o trigo aos três tigres que eles tragam o trigo no prato dum trago."
"O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum do rei da Rússia. O raio do rato roeu a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o rei da Rússia. O raio do rato roeu raivoso e rápido a rolha redonda da garrafa de rum de Roberto, o ruidoso rei da Rússia.
- Raio! – ralhou o rei. – rato rapace!
- Raça! – rugiu o rato. – é rija a rolha!"

Há vários livros de lenga-lengas e de trava-línguas que podes procurar nas bibliotecas ou nas livrarias. Já te falei deste mas deixo-te aqui mais uns exemplos.




6 comentários:

  1. O "rato roeu a rolha" que conheço é mais simples :) batotice, se calhar...
    Já o "tempo", faz parte das minhas memórias de infância. E bem felizes :)
    Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu estou em perfeita sintonia!!! também conheço um "rato" bem mais pequenito!
      Obrigada e bom domingo!

      Eliminar
  2. <3 trava-línguas

    "Mário Mora foi a Mora com 'tenção de vir embora mas como em Mora demora, diz um amigo do Mora:
    - Está cá o Mora?
    - Está, está! Está cá o Mora.
    - Então agora o Mora mora em Mora?
    - Mora mora."

    Acho piada a este. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que giro Raquel... Não conhecia! Há coisas fantásticas para brincarmos com a nossa língua! Tenho pena que não se explorem mais com os miúdos! E atenção, não me refiro só a educadores e escolas, os pais também devem explorar livros, ditos e canções com os filhos!!
      Beijinhos da costa alentejana!!!

      Eliminar
  3. "Se o arcebispo de Constantinopla se quisesse desarcebispoconstantinoplizar, quem seria o desarcebispoconstantinoplizador que o desarcebispoconstantinoplizaria?" é um trava-línguas que me lembro de aprender há muito, muito tempo, talvez na mesma altura em que aprendi o do "Tempo". Não faz muito sentido, é um facto, mas é delicioso de dizer! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem giro... e difícil!!!
      quanto ao fazer ou não sentido... na verdade isso não importa!
      obrigada pela partilha!

      Eliminar

Falem, partilhem e opinem!!!