dicionários por imagens

Cá por casa sempre existiram livros infantis... Agora ainda há mais!

O habitante mais novo deste Planeta tem vindo a desenvolver um enorme gosto por livros e, sempre que estamos para sair de casa, lá vai ele escolher um livro para levar.
Ultimamente, um género de livros que passou a fazer parte das nossas estantes,são os "Dicionários por imagens"

A versão "Dicionários por imagens para bebés" é dirigida às crianças a partir de tenra idade. São livros de pequena dimensão, com capa almofadada, cantos redondos e o miolo quase sempre cartonado. Abrangem diversos temas e estão repletos de imagens coloridas e apelativas, acompanhadas de frases curtas que enquadram as palavras a que se referem. Estes livros pretendem ser o elo entre as crianças e os livros com os que as ajudarão a descobrir o mundo das palavras e das imagens.



Para as crianças mais velhas, existem os "Dicionários por Imagens" com edições maiores e mais elaboradas  que pretendem ajudar a enriquecer o vocabulário e o conhecimento. Estão adaptados à complexidade do crescimento, e os temas são abordados de modo mais aprofundado. As ilustrações continuam a ser coloridas e com grande detalhe e exactidão na representação do real.


Estes livros-dicionários, são objectos de manuseio confortável, resistentes e facilmente transportáveis. São livros muito bem concebidos e respeitam o conceito de dicionário. Quando os leitores/utilizadores recorrem a estes livros frequentemente, desenvolvem uma boa prática: a de saber e querer consultar um dicionário.

Embora pareça um pouco prematuro a utilização de dicionários com bebés e crianças muito jovens, a verdade é que esta é uma excelente forma de associação imagem-palavra.
Quando estiveres com os teus filhos, lê-lhes as palavras e pede para eles as repetirem. 
As crianças tendem a imitar tudo o que ouvem. 
Inicialmente, serão apenas sons monossilábicos (normalmente, a primeira silaba que repetem é a mais sonora). Pouco a pouco, o hipopótamo passa de , a hipó, a hipopó até ser o hipopótamo por inteiro.

Verás que, se lhe repetires várias vezes as palavras, a sua dicção vai melhorando pouco a pouco. 

Aqui por este Planeta, estes livros têm feito um sucesso! Claro que cada criança é diferente, por isso quando fores escolher um destes Dicionários, tenta adequar a tua escolha aos interesses que os teus pequenos já começam a demonstrar.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!