os livros são para serem lidos!



Eu gosto de bibliotecas.

Sempre gostei de entrar no turbilhão silencioso do som das palavras escritas. Nunca me incomodou estar em silêncio dentro de uma biblioteca, pois sempre entendi o significado desse silêncio humano. O respeito pelos outros que frequentam o espaço, o respeito por aqueles que escreveram todas aquelas palavras e o respeito pelas próprias palavras.

Concordo com o silêncio e com o cuidado com que se manuseiam os livros.

São livros que já passaram por muitas mãos e que foram vistos por muitos olhos. São livros com pessoas passadas, pessoas presentes e pessoas futuras. Mas só se forem manuseados com cuidado e com respeito poderão vir a ser livros de pessoas futuras.

Tudo isto faz sentido e deve acontecer numa biblioteca pública... mas e na tua biblioteca pessoal? Em tua casa? Os teus livros e os livros dos miúdos?

Sim, também estes livros requerem respeito e cuidado, mas requerem também uma coisa muito mais importante... Estes livros, para poderem "viver" precisam de ser lidos e mexidos!

Esses livros que tens em casa, têm que ser folheados, lidos e compartilhados.

De que te adianta teres comprado e lido um livro espectacular, se nunca mais lhe voltas a tocar? Valerá a pena ele ficar ali, na estante, só para ganhar pó?

Os livros são conhecimento. Conhecimento que deve ser relido, revisto e revivido.

Por isso, se tens em casa, nas prateleiras das estantes, livros que já não queres, então doa-os! 
Aproveita para incutir um bom hábito aos míudos ensinando-os a partilhar. Eles escolhem os que já não querem e levam-nos a uma escola ou biblioteca para os doar!

Os livros foram feitos para serem lidos!

 

2 comentários:

  1. Gostei muito deste post :)
    Partilho o mesmo gosto pelos livros e pela leitura, já incuti o mesmo ao meu filho, adora livros e de partilhá-los com os amigos na sala do infantário.
    Gasta-se uma pequena fortuna mas é um bom investimento.
    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente! É muito importante incutir nas crianças este gosto, logo desde cedo... Eu acredito nisso e como tal, tento incutir esse prazer dos livros ao mini ser cá de casa! Para já, parece-me que vou no bom caminho!

      Eliminar

Falem, partilhem e opinem!!!