livros sem texto #2

Quanto a mim, o mais interessante nos livros sem texto é o facto de todas as crianças (as leitoras e as não leitoras) poderem ler e interpretar a história, sem qualquer limitação semântica.

Estes livros são de grande importância para as crianças, pois permite-lhes ser co-autoras da obra. Proporcionam inúmeras possibilidades de criarem elas próprias um [ou vários] texto verbal e, até mesmo, outros textos visuais.

Como é lógico, a imagem tem um papel fundamental nos livros infantis.
Quando falamos de livros sem texto, falamos de livros em que a imagem é o principal elemento a explorar. Assim, os seus autores tentam potencializar, não somente o poder das imagens, mas também, em muitos deles, a própria materialidade do livro em si.


Vivendo num mundo cada vez mais visual em que somos "atingidos" por imagens a todo instante, despertar e sensibilizar o olhar para os detalhes é uma forma de tornar o leitor mais atento ao mundo em que vive.
"Proporcionar às crianças desde pequenas o contato com esses livros é potencializar a aprendizagem da leitura das imagens".
Valéria de Oliveira

Quando pensares em escolher um bom livro sem texto [ou de imagens], não procures apenas encontrar um com ilustrações "bonitas".

Um bom livro sem texto tem que contemplar um projeto literário e artístico, pois só assim pode despertar verdadeiramente o leitor...e esse leitor não tem necessariamente que ser uma criança...!

Por isso, já sabes! Lê para as tuas crianças... e deixa-as ler para ti!

Pinterest


3 comentários:

  1. Gostei (como costuma acontecer quando por aqui passo, de resto)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ainda bem que gostaste Bruxa Mimi! temos andado em slow motion...mas ainda cá estamos!

      Eliminar
  2. Acho que nunca tinha vindo aqui! Mas ainda bem que vim hoje! Gostei muito, e virei mais vezes. Também adoro livros. Todos! Sou uma viciada!

    Passem lá no blog também.

    Bjs

    Isabel Gomes

    http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!