"rondel de rimas para meninos e meninas"...

Ontem constatei que já há demasiado tempo que não recomendo aqui um livro...
Hoje trago um livro que nos proporciona uma leitura ritmada...!

Normalmente pensamos na escrita poética e associamos ás crianças mais velhas que entendem o seu significado e possíveis trocadilhos. Pois eu discordo!

A sonoridade, o ritmo, a cadência implícitas nas pequenas rimas (mais ou menos populares) são excelentes leituras para os mais novos!
Acredito que dar a ler poesia às crianças é uma espécie de serviço público que só pode merecer elogios. A musicalidade das palavras, a multiplicidade de sentido e o exercício de experimentar diferentes interpretações ajudam a incutir e a promover hábitos de leitura e ajudam a pensar!

Aqui neste Planeta, estas leituras proporcionam-nos tempo de gargalhadas e de pequenas danças... 




Eu e o mais novo habitante deste Planeta fomos à Biblioteca Municipal e trouxemos este livro recheado de palavras que rimam e nos fazem sorrir!

Cerca de vinte e poucos pequenos poemas ilustrados, cujos temas e a própria estrutura formal nos deixam perceber uma clara influência da poesia tradicional!




O autor João Manuel Ribeiro, apostou na dimensão lúdica dos textos e da linguagem e isso é bem notório no ritmo, na melodia e na componente sonora dos textos.

As ilustrações de Anabela Dias, com uma linguagem plástica própria e cores subtis, acompanham os textos e recriam algumas cenas, mas continuam a deixar espaço ao leitor para usar a imaginação!



2 comentários:

  1. Anónimo7/10/2014

    Também tu consegues falar de um livro sem o abafares com as tuas palavras, as tuas opiniões. O livro consegue fluir, tens a capacidade de "fazer sugestão" (o que é uma qualidade rara em quem fala de livros que tende, normalmente, para o tom sentencioso. E ficamos cheios de vontade de o ler e de, também nós, fazermos pequenas danças.

    ana inácio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que palavras tão boas de ler querida Ana! bem sei que os teus pequenos já não são assim tão pequenos, mas espreita a lista dos livros que recomendo e, quando puderes, folheia alguns deles.... afinal, há sempre uma criança dentro de nós que gosta de ser surpreendida!

      Eliminar

Falem, partilhem e opinem!!!