Se queres dar o exemplo, lê! #5


Se te recordares dos teus tempos de infância, provavelmente lembras-te de que ainda não conseguias ler, mas já conseguias compreender muitas das coisas que te liam.

Passo a explicar melhor:
as crianças com cerca de 8 anos (mais ou menos no 2º ano da primária/1º ciclo  já sabem ler, contudo, o seu nível de leitura é muito diferente - e inferior - do nível de compreensão auditiva. Normalmente, só pelo 8º ano (cerca dos 13 anos) é que o nível da leitura alcança o nível da audição. 
Trocado por miúdos isto significa que uma criança com 5 ou 6 anos que frequenta o primeiro ano consegue ouvir e compreender livros de 3º e 4º ano, que ainda não os consegue ler. 
Progressivamente, os livros mais extensos apresentam gradualmente novas palavras, novas ideias e todo um mundo novo para descobrir.

Pinterest


Assim, porque a compreensão linguística das crianças é sempre superior à sua capacidade de leitura, lê aos teus miúdos obras interessantes, mágicas e cheias de aventura e de novas palavras!
Mesmo que o[s] teu[s] miúdo[s] sejam muito pequeninos (com 2, 3 anos ou mesmo com meses) lê-lhe as maravilhosas obras portuguesas de Sophia, António Gedeão, António Torrado ou Luísa Ducla Soares e alguns clássicos como o "Principezinho" ou "Os três Mosqueteiros".
Aparentemente, estas leituras podem parecer-te desadequadas aos pequenos ouvintes, mas na realidade, as palavras mais complexas e os enredos mais elaborados servem também para ajudar a criar um bom arquivo de palavras nos seus pequenos mas muito agitados cérebros.

Assim, e se queres ajudar a criar bons  e hábeis leitores, lê para as crianças que te rodeiam! Lê os clássicos - e os menos clássicos! - mas
(Aproveita e lê também para a tua criança interior... de certeza que ela vai adorar relembrar histórias que já te fascinaram!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!