imaginação...

Imaginação e criatividade são duas "ferramentas" que são próprias dos seres humanos e que estão ao alcance de todos. Contudo, a maioria das pessoas esquece-se frequentemente de as utilizar!

Na maioria das vezes que peço aos meus alunos para serem criativos, respondem-me que não têm imaginação nenhuma, não sabem ser criativos.
Explico-lhes que a criatividade e a imaginação estão lá, dentro das cabeças deles e que só precisam de ser "soltas". Mas na verdade, sei que muitos deles apenas se estão a proteger.
Mas a proteger de quê, perguntam vocês?!

Quando somos pequenos, imaginamos coisas, pessoas, criaturas, lugares, objectos, histórias e diversas situações. Nesta fase em que somos crianças, sermos criativos é uma qualidade muito bem vista pelos adultos que nos rodeiam.... mas depois crescemos!

Se uma criança de 8 ou 10 anos nos fala em seres de outro mundo, em lugares distantes e diferentes, já não é criativa nem imaginativa... é uma criança que tem que se deixar de histórias e perceber que o mundo não é assim como ela o imagina... 
Tem que crescer, e crescer implica deixar de "imaginar coisas".

Ora quando chegam aos 12, 13 anos, essas mesmas crianças têm dificuldades em voltar a acreditar que uma adulto lhes peça para ser criativo... ficam baralhadas. 
A imaginação e a criatividade deviam ser uma ferramenta de utilidade diária para todas as pessoas, independentemente da idade!

Não tens saudades dos dias em que te punhas a olhar o céu e a "ver" coisas nas nuvens!?
Experimenta olhar para cima e ver o que surge! 
Não imponhas barreiras nem espirito critico ao teu cérebro e deixa que a imaginação dê asas aos teus pensamentos... ainda que seja por breves momentos, vais ver que não dói nada e faz muito bem!


Pinterest



Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!