Se queres dar o exemplo, lê! #4




Ler é viajar, é sentir, é conhecer, é viver, é rir, é chorar, é ir e voltar, sem nunca sair do mesmo lugar!

Na escola, a leitura é talvez a mais importante das áreas de aprendizagem pois, só sabendo ler, a criança poderá obter sucesso em todas as disciplinas. 
Mas ler, não é somente juntar as letras e formar palavras, juntar as palavras e formar frases… Ler é muito mais do que isso! É interpretar, decodificar e "ler" nas entrelinhas das palavras escritas.

Ora se queres que os teus miúdos resolvam problemas de Matemática, conheçam rios, serras e vales, saibam as espécies da Biologia, então eles vão ter que saber ler.
No início, nos primeiros anos de leitura, basta juntar as letras e as palavras. Depois, os manuais e os livros tornam-se cada vez mais espessos, mais uniformes (no seu aspecto visual) e cada vez específicos. Se o hábito da leitura já vier dos tempos em que eles aprenderam a juntar as letras e as palavras, então vai ser canja!

E qual a melhor maneira para que eles gostem de ler?

Lê!

…para eles e com eles!

3 comentários:

  1. Concordo!
    Recomenda algum livro para bebés dos 3 aos 6 meses? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Ana!
      Para bebés com essa idade, não há propriamente um género de livros específicos para lhes lermos, pois o que mais importa nessa fase é o tom e a cadência da nossa leitura. Ao mini ser que mora neste Planeta, com essa idade lemos-lhe muita poesia e as obras mais "clássicas" de Sophia de Melo Brayner Anderson.
      Para essas idades, há livros apropriados para eles manusearem! Pequenos, de folhas grossas (tipo cartão), de pano ou de plástico, com texturas, com poucas figuras coloridas, tudo coisas que estimulem a visão e o tacto.

      Beijihos e boas leituras!

      Eliminar

Falem, partilhem e opinem!!!