Se queres dar o exemplo, lê!



Já aqui disse várias vezes que a melhor forma de por os miúdos a ler é mostrar-lhes como se faz!
Este é um facto consumado: as crianças imitam os adultos! Assim depende de nós, adultos que as rodeamos, dar-lhes bons exemplos!


Mas como é que isso se faz?
É fácil, só tens que começar pelo princípio…
Lê-lhe em voz alta desde que nasce (um hábito muito bom é começar a ler-lhes quando ainda estão na barriga da mãe). 
Inicialmente, o som da tua voz é fonte de calma, serenidade, uma espécie de porto de abrigo. Nesta fase, o bebé começa por identificar a voz e o ritmo, mas ainda não identifica palavras. Mais tarde, começa a associar o momento da leitura a um momento de calma e de prazer! Uma partilha com um objecto que começa a identificar e com a/as pessoa/s que normalmente lêem para ele.
Conforme o bebé cresce, cresce também a quantidade de tempo que deves passar a ler-lhe. Podes começar com poucos minutos e ir aumentando o tempo de leitura, progressivamente. A escolha da hora deve ser feita de acordo com cada caso. Podes gostar mais de lhe ler à noite, enquanto come, enquanto brinca, depois do banho… enfim, podes criar rituais e momentos de leitura, mas a espontaneidade e a vontade de ler podem surgir a qualquer momento!
A escolha dos livros, pode começar por ser aleatória. Inicialmente, enquanto são bebés, podes ler-lhe um pouco de tudo! Até cerca dos 6 meses de idade, o bebé ainda prefere o som da tua voz às imagens do livro! Podes começar com leituras mais extensas, lidas pouco a pouco, e quando o teu bebé começar a gostar de ver as imagens e de tocar nos livros, começa a mostrar-lhe livros coloridos, com texturas e formatos diferentes! Aposta no visual, nos livros sem texto e atreve-te a iventar histórias!

1 comentário:

  1. Anónimo12/10/2013

    É tão importante ler para os bebes, as pessoas deviam apostar muito nisso. É assim que se criam leitores. Obrigada pelos seus conselhos e por decidir partilha-los Alexandra.
    Beijinhos Maria

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!