Se queres dar o exemplo, lê! #1

Esta ausência deveu-se a constipações, falta de tempo e falta de vontade de escrever…
Hoje estou de volta com mais reflexões sobre como podes pôr as tuas crianças a ler!

Há pais, tios, avós e outros adultos que acham que só devem ler às crianças enquanto elas não sabem ler.
Há uns dias, um pai comentou comigo que agora que o filho tinha começado a primária (o rapaz começou a aprender a ler e a escrever em Setembro!) achava que já não lhe devia ler ele [pai] as histórias. Segundo o pai, devia ser o filho a ler, pois só assim ele aprenderia. Não concordei e expliquei-lhe porquê.

Todos nós sabemos que a compreensão oral antecede a compreensão escrita.
Ou seja, todos precisamos de ouvir uma palavra antes de conseguirmos dizê-la, lê-la ou escrevê-la. Pensa numa palavra estrangeira… se não a ouvires, não saberás como a pronunciar. Se nunca tivermos ouvido a palavra “enorme” num determinado contexto, não a compreenderemos quando precisarmos de a ler ou escrever.
O cérebro das crianças tem uma espécie de “reservatório de palavras”. Ora este reservatório só se poderá encher se os pais colocarem lá dentro tantas palavras que façam esse reservatório transbordar para o discurso oral e depois para a leitura e para a escrita.
Vamos pensar em duas crianças com cerca de 4 anos: uma é rica porque os pais lhe lêem várias coisas e outra é pobre porque não tem adultos que leiam para ela.
Se "medirmos" as palavras que cada uma já ouviu e pode reconhecer, a criança rica terá ouvido cerca de 45 milhões de palavras, em família, enquanto a criança pobre terá ouvido apenas volta de 13 milhões.



Esta gigantesca diferença de cerca de 32 milhões de palavras equivale a um ano de vantagem para a criança rica. É impressionante, não é!?

Mas é preciso pensar num outro factor muito importante… uma criança passa cerca de 1100 horas por ano na escola e 7600 horas por ano em casa.... Quem é o professor mais importante?
Assim, se me perguntas a que idade deves deixar de ler á tua criança...
Eu respondo… 


lê-lhes… sempre!!!

2 comentários:

  1. Gostei imenso e achei muito importante esta partilha! Obrigada por mais uma valiosa dica. :)

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!