1 de Dezembro

Quando era míuda, o 1º dia de Dezembro era sinónimo de começar a preparar o Natal. Era dia de fazer a árvore de Natal, o presépio, de enfeitar a casa e de começar a pensar nas férias de Natal!
Como era sempre feriado, não havia horários a cumpri nem pressas, por isso acordávamos mais tarde e toda a nossa energia era direccionada para esta época que se aproximava!
Mais tarde, o 1 de Dezembro passou a ser um feriado onde aproveitava para descansar ou passear. A decoração e a árvore deixaram de ser prioritários, pois o Natal nunca era passado na nossa casa.

Este ano é o primeiro Natal do habitante mais novo deste Planeta.
Este é o primeiro 1 de Dezembro da vida dele e por isso preparamo-nos para recomeçar esta tradição de dar início à época natalícia! 
Mas este, também é o primeiro ano em que o 1 de Dezembro não é feriado! [mas como é Domingo, quase que nem se nota!]

Será que as pessoas se lembram porque é que o 1 de Dezembro é[era] feriado?


Em 1640, um golpe de estado revolucionário chefiado pel' "Os Quarenta Conjurados" começou no Terreiro do Paço com a morte da Duquesa de Mântua e alastrou-se por todo o Reino. O grupo lutava contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia Filipina de Castela. Deposta a sua representante [Duquesa de Mântua] , D. João, o Duque de Bragança é aclamado Rei, dando assim início à 4.ª Dinastia Portuguesa, a casa de Bragança.

Agora, agasalha-te do frio, aproveita o sol e deixa o verdadeiro espírito natalício começar! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Falem, partilhem e opinem!!!