introdução à leitura #4


... continuando com as sugestões...


Livros com imagens, revistas, desenhos e pinturas...


As cores são um dos maiores estímulos visuais para um bebé ou uma criança pequena!

Muitos especialistas dizem que só quando o bebé tiver cerca de seis meses, se deve começar a mostrar-lhe os livros como algo divertido e emocionante. 
Pois eu acho que esta introdução aos livros pode e deve ser feita desde muito mais cedo!

Logo que começa a ver para além da distância entre o peito e a cara da mãe (distância focal de um recém nascido), lá para o mês e meio, o teu bebé começa a interessar-se não pelas cores (que ainda não distingue bem) mas pelos contrastes. 
Uma boa forma de estimular este interessa é criar padrões preto e brancos...
Por exemplo, numa folha de papel (ou reaproveitando o lado interior do cartão de uma caixa de cereais) podes desenhar com um marcador preto umas riscas ou círculos. Basta criares um padrão apelativo e depois movimentar o cartão. Verás que a atenção do bebé será direccionada para o mesmo!

Da mesma forma podes começar a ver livros com imagens grandes e apelativas enquanto ele está ao teu colo. O interesse pelas imagens será cada vez maior!

Aceita os breves momentos de atenção do teu filho e verás que estas pequenas interacções irão ajuda-lo a fomentar o gosto pelos livros.


Bebés trinca livros 

Os bebés pequenos conhecem o mundo com as mãos e a boca.
Desde os 4 ou 5 meses, tudo o que a mão agarra vai parar à boca! Por isso é necessário ter uma especial atenção com os livros que eles manuseiam. 
É importante que os primeiros livros com que o bebé brinca tenha capas duras.... ou moles! Há diversos livros de banho (feitos num material próprio para ir à boca do bebé) que podem muito bem ser manuseados pelos bebés sem qualquer perigo! O seu uso não tem que se limitar ao banho, pois por serem maleaveis, podem ser trincados e saboreados diversas vezes!
Os de capas e folhas de cartão rijo e duro, não cortam a sua pele sensível nem se desfazem na sua boca.

Em que é que este acto de morder o livro é bom?
Fácil, desmistifica o facto de, muitas vezes o livro ser considerado um objecto quase intocável. Se a tua criança quiser morder morder os livros, não te preocupes, pois brevemente dará conta de que existem outras coisas bem mais interessantes para fazer com eles, tais como ver as imagens. 

Este é o primeiro passo para a leitura.


2 comentários:

  1. Acho que tomei consciência de todos estes factos quando comecei a separar alguns dos meus livros para a S. e verifiquei o quanto aquelas imagens estavam presentes na minha memória, é de facto impressionante o que guardamos destes primeiros contactos com o mundo dos livros.
    bjinhos

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!