um pouco de história... #7


Há já algum tempo que por este Planeta não falávamos sobre a História das histórias, por isso hoje deixo-vos mais um pouco sobre a história do livro infantil.


No final do século XIX, aparecem as primeiras publicações elaboradas com efeitos de pop-up. Estes livros que se tornavam cenários, com ilustrações tridimensionais, cortes especiais nas folhas e peças que se recortavam dos livros, emergem no campo da literatura infantil.




Neste novo e emergente mundo da ilustração, destaca-se o nome de Lothar Meggendorfer, o alemão cujo nome está  actualmente associado ao prémio anual do Movable Book Society, atribuído ao melhor livro com efeitos de pop-up
Contudo, a I Guerra Mundial leva a um corte no seio das sociedade, e este género de livro infantil deixa de ser publicado devido ao seu alto custo financeiro e às dificuldades de importação.

No início do século XX destacam-se as obras Beatrix Potter.
Esta escritora e ilustradora inglesa, inova no mundo da literatura infantil, quando decide associar aos animais os comportamentos e características próprias de seres humanos. A primeira edição de “The Peter Rabbit”, em 1902, é paga pela própria autora.




Paralelamente às ilustrações a preto e branco, Potter, preocupada com as características físicas do livro, projecta os livros para que sejam facilmente manuseado por crianças. 

Em 1910, Peter Newell, em Inglaterra, desafia o conceito de livro infantil com o seu “O Livro Inclinado” quando utiliza o livro como objecto. 



Outro nome importante é E. H. Shepard, criador do famoso Ursinho Pooh, personagem que ainda hoje cativa crianças e adultos. Não se limitando a ser apenas um urso, Pooh é também um bicho de peluche que, em alguns momentos, deixa de ser um brinquedo e, assumindo características humanas, ganha vida.




1 comentário:

  1. O carteira Vazia - eu sei que talvez este local não seja o mais próprio para divulgar uma página, mas não custa nada dar uma olhada rápida pelo meu blog. penso que toda a todos, a crise...

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!