poesia...


Quando me perguntam se a leitura de poesia a bebés e a crianças pequenas (entre 1 e os 4 anos) tem sentido, eu respondo...

Sim, tem todo o sentido!

daqui


Entre os vários livros infantis que podes ler aos teus pequenos seres, deves incluir também a poesia.
Porquê..?
Porque a poesia é encantamento!

Ao leres poesia estás a levar ao pequeno ouvinte muito mais do que a rima pela rima.
Levas o inusitado, a surpresa, o ritmo, o jogo sonoro e as múltiplas possibilidades de uma mesma palavra. Todas as crianças gostam disso!
Além do divertimento que pode proporcionar, há ainda uma grande vantagem pois podes fazer com que a palavra se transforme num brinquedo lúdico e companheiro de todas as horas. 
O amor pela leitura está intimamente ligado a isso!

E que criança não gosta de brincar e se divertir?

2 comentários:

  1. O meu filho de 2 anos adora livros e como tenho a sorte de trabalhar numa biblioteca "vivo" rodeada de livros e levo muitos para casa. Alguns livros que já "lemos" juntos, como o "Livro de Contar" ou "Eu e o meu Papá", possuem texto rimado e ele adora essa sonoridade. A propósito desta sua sugestão fui pesquisar livros de poesia para partilhar com ele e descubro entre muitos um que adorei, "Poemas pequeninos para meninas e meninos" e está a fazer um sucesso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que sorte trabalhar rodeada de livros Suzait! Pois a poesia tem ritmo e dá para podermos variar bastante o nosso tom de voz na leitura, dá para brincar! Aconselho também "Eu bem vi nascer o sol" da Alice Vieira, uma antologia de poesia popular portuguesa!
      beijinhos e boas leituras!

      Eliminar

Falem, partilhem e opinem!!!