Eduardo Sá e a Pré...

No passado sábado, dia 18, realizou-se o encontro "Vale a Pena ir à Pré”, uma iniciativa conjunta da Carlucci American International School of Lisbon (CAISL) e da revista Pais&filhos destinada a debater e esclarecer o valor do ensino pré-escolar na educação de uma criança.

Neste encontro Eduardo Sá, psicólogo clínico com grande parte da sua carreira dedicada à psicologia infantil, defende, entre outras coisas, que "devia ser proibido ensinar a ler e a escrever no jardim de infância”. 

Defende que no ensino pré escolar as crianças deveriam receber educação musical pois “a música torna-os mais fluentes na língua materna” assim como educação visual porque, “quanto mais educação visual tiverem, menos dificuldades têm de ortografia”.

Na revista Pais & Filhos, podem ler a posição de Eduardo Sá aqui.

Neste Planeta, onde defendo e incentivo a leitura para a infância e o livro infantil, as palavras de Eduardo Sá resumem a minha posição. Tal como o psicólogo, para mim é fundamental que as crianças precisam de contar e ouvir histórias, no jardim de infância e desde cedo, em casa, pois as histórias ajudam a pensar e a linguagem simbólica a arrumar os pensamentos.
Em suma, Eduardo Sá defende que “o jardim de infância faz bem à saúde” e é urgente que seja “acarinhado”.


3 comentários:

  1. Adorei este post e não pude deixar de partilhar no meu FB, espero que não se importe.
    Na verdade acredito piamente em tudo aquilo que aqui descreve e lamento que cada vez mais os pais e alguns profissionais da educação infantil se esqueçam disso. Beijinho e obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que não me importo!
      concordo em pleno com o Eduardo Sá!
      beijinhos Edien

      Eliminar
  2. É muito importante que as crianças cheguem à escola primária a gostar de ler. Mas não é importante que nessa altura já saibam ler. O trabalho dos educadores de infância - e sobretudo dos pais - é importantíssimo. Para os ensinar a gostar de ler.

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!