"O Mar" na FILBo...


"Desde mi idioma se ve el mar."
                                                                                         (Vergílio Ferreira)

Este é o tema português da FILBo: o Mar.
A 26ª edição da FILBo, irá certamente contar com centenas de milhar de visitantes nacionais e estrangeiros. Escolas com visitas guiadas, stands de editoras e livrarias nacionais e estrangeiras, e uma vasta cobertura pelos orgãos de comunicação social mundiais são ingredientes que assumem o sucesso desta Feria del Libro de Bogotá . Embora haja uma forte presença cultural na programação da Feira, esta é também uma feira de compra e venda de direitos, logo é uma Feira profissional.

Pela terceira vez, o Congresso Internacional de Ilustração vai decorrer durante a Feira, desde hoje, até dia 20. Esta optimização de recursos por parte da organização permite a possibilidade de,  com alguns ilustradores, haver a dinamização de workshops com crianças e jovens, no âmbito da programação específica que a feira dirige a este público.

Para quem conseguir ir até Bogotá, na Colômbia, poderá visitar o pavilhão dedicado a Portugal, com 3000 metros quadrados, onde há espaço para uma secção infanto-juvenil, ilustrada a partir de O Mar, de André Letria. No mesmo pavilhão, os visitantes terão também a oportunidade de ver quatro exposições: "Lisbon Ground" (que Portugal levou à Bienal de Veneza, em 2012); "Como as Cerejas" (obras de cinquenta ilustradores, que representou o país em Bolonha, em 2012); "Portugal se Presenta" e uma exposição móvel com ilustrações de Afonso Cruz. Cá fora, concertos e outras exposições, serão mais um convite para conhecer o que de melhor se faz em Portugal.

Pois é, Portugal é o país convidado deste ano da FILBo e assim, muitos autores estarão presentes na comitiva: Gastão Cruz, Vasco Graça Moura, Nuno Júdice, Ana Luísa Amaral, Valter Hugo Mãe, André Letria, Afonso Cruz, Carla Maia de Almeida e Dulce Maria Cardoso, entre outros. Durante estes dias será feita uma homenagem ao autor português mais querido na América Latina: José Samarago.

Quem estiver por perto, aproveite para visitar esta grandiosa Feira do Livro que, todos os anos, aposta em grande na literatura infantil e na importância da relação entre as crianças e os livros.
Parabéns ao mar de letras Português!

2 comentários:

  1. Muito interessante, nunca tinha ouvido falar dessa feira . Obrigada . Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. olá Edien! Pois é, a FILBo é uma das mais importantes feiras do livro, mas pouco se ouve falar dela! Este ano, com Portugal como convidado de honra e o nosso Presidente a percorrer a américa latina, até teve direito a cobertura televisiva... no ano passado na Feira de Bolonha Portugal também era o país convidado... mas a referência na Tv nacional foi quase nula... enfim!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!