“O Balãozinho Vermelho”





Este livro sem texto, é aquilo a que chamamos uma narrativa gráfica.
Gráficamente atractivo, destaca-se pelo seu desenho minimalista e depurado. Quando o folheamos, podemos apreciar o processo de metamorfose de um balão em diversos objectos, cujo estilo, quase abstracto, é marcado pelas imagens de traço simples e por um elevado grau de simplicidade cromática.

Nas primeira páginas, surge-nos o único apontamento colorido da narrativa: um pequeno balãozinho vermelho, feito de pastilha elástica, por uma figura humana. Os restantes elementos da narrativa são somente delineados a preto, funcionando como elementos de ligação.
Este balãozinho vermelho torna-se a personagem principal da narrativa, contudo, vai sofrendo diversas mutações, sem nunca voltar a assumir esta forma inicial.



De balão passa a maçã, a borboleta, a flor e, finalmente, a guarda-chuva. 
No final, deparamo-nos com o único elemento que se repete: a figura humana que no início está a fazer o balãozinho de pastilha. 

As imagens cheias de dinamismo evocam múltiplas figuras durante a visualização deste livro onde as palavras são desnecessárias.

Este livro é de muito fácil acesso às crianças. Elas revêem-se no menino que aparece no inicio e no final da narrativa e identificam muito facilmente cada um dos elementos da história. 
A cor escolhida - o vermelho - é a primeira cor que as crianças normalmente identificam, por isso, é uma cor perfeitamente familiar.

Um livro simples, pensado e realizado por uma designer gráfica, Iela Mari, para que fosse entendido pelas crianças, o público ao qual ele se destina!







2 comentários:

  1. Estou fascinada com o Blog Obrigada por esta partilha tão boa. Conheci através do 'Mum's the Boss' da querida Magda,e já divulguei lá no nosso facebook porque acho que devia ser um Blog de leitura obrigatória. Até breve!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas simpáticas palavras Sandra!
    Espero que continues a gostar!
    Muitos muitos beijinhos!

    ResponderEliminar

Falem, partilhem e opinem!!!