O que procuramos num livro...




(ilustração de Ana Ventura)
O que procuramos num livro para nós, o que queremos, esperamos?
Quando compramos um livro para nós, construímos um mundo, que está no seguimento (ou numa ruptura controlada) com a nossa história pessoal e a nossa história de leituras, tentamos que este possa satisfazer a nossa fantasia, o nosso gosto, a nossa cultura, as nossas expectativas e os nossos desejos ou então a nossa realidade.
Quando procuramos um livro para oferecer, tentamos colocar-nos no lugar da outra pessoa. Queremos agradar-lhe, queremos dar-lhe algo de nós, de modo a que o outro fique com uma boa recordação nossa. 
Muitos dos livros que as pessoas compram, são para serem uma prenda para alguém. No caso específico dos livros infantis isto é ainda mais verdade! 

Então, o que acontece quando compramos um livro para uma criança?
Ou melhor, o que nos leva a optar por um ou outro livro para crianças?

Quando um adulto (sim, porque a maioria dos livros para crianças que são comprados, são escolhidos pelos adultos!) vai comprar um livro infantil, tenta sempre optar um “livro pedagógico e didáctico”. 
Se conhecemos bem a criança, preocupamo-nos em comprar algo que está no seguimento das suas leituras. Tentamos sempre que o livro possa estimular as expectativas e as capacidades intelectuais e emocionais da nossa criança (sejam reais ou não). Tentamos, muitas vezes, rever-nos na própria história que vamos contar à criança. A verdade é: queremos a nossa infância e juventude de volta e é isso que queremos comprar, é isso que queremos oferecer.
Mas, e quando as crianças não são nossas? 
Quando somos tios, amigos... ou avós e o livro é para oferecer? 
Será que pensamos em oferecer um livro à criança ou aos pais? 
Será que pensamos nas particularidades da criança e nos seus gostos, ou pensamos nos gostos dos pais e dos adultos que rodeiam a criança que vai ser presenteada?

5 comentários:

  1. Muitos Parabéns, por esta iniciativa| Também me fascinam as crianças e os livros e também tenho um projeto nessa área. Podes dar-me um contacto para onde te possa escrever?
    Felicidades,
    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olaré Daniela!
      Ainda bem que gostaste deste Planeta...!
      Quanto ao contacto, podes escrever para alexandra@planetazorp.com

      Eliminar
  2. Gostei muito do seu blog e vou seguir :)
    Quanto às questões que coloca são muito importantes, eu diria mais, será que ao comprar um livro se tem consciência do que se está a oferecer à criança? Ou compra-se um livro porque se ouviu dizer que é importante fomentar o gosto pela leitura ou porque é uma alternativa, por vezes, mais económica? Para mim os livros infantis têm mais do que se lhe diga e na hora de os escolher existem mil e um factores a ter em consideração.
    Beijinhos e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto Edien!
      Essa é uma das grandes questões! A maioria das pessoas quando compra um livro infantil, fá-lo sem qualquer critério específico. É preciso saber o que se está a oferecer às crianças! Continua a passar por cá, este Planeta tem muito para desvendar!

      Eliminar

Falem, partilhem e opinem!!!